Just Grand


Engraçado eu ter feito aquela brincadeira sobre abraçar Deus e tals, no Grand Raid.

Eu já sabia, porque participei no ano passado, o quanto essa prova é dura. O número de horas que você passa em cima da bike, subindo, não é normal. As descidas são técnicas então não dá pra descançar, e é só isso. Ou sobe ou desce, não tem plano.

Na quinta-feira, amanheci com a garganta inflamada e 38.5 de febre. Pensei: já era. Mas me senti melhor na sexta e fiquei confiante que conseguiria largar no sábado. Terminar a prova, já era outra conversa.

6.15 da manhã, alinhamos as bikes. O sol ainda não tinha levantado quando começamos a pedalar. Depois de 1h23, cheguei ao topo da primeira montanha. Seriam 3. Um single track enlameado fazia o contorno do topo, e aos poucos mergulhamos na luz dourada da manhã, vinda do lado leste do vale.

Subimos e descemos muito, e depois de 28km ininterrúptos de subida, era hora de enfrentar o pior.

O Pass de Lona é uma montanha de 3 mil metros onde a trilha é tão íngreme, que mesmo empurrando a bike, te faltam forças pra continuar. Mas você continua. E por que? Por que você se mete numa enrascada dessas, sabendo que vai sofrer, que seus músculos vão queimar de ácido lático, que a boca vai ficar seca e que o suor vai escorrer e fazer arder os olhos? Por que?

Porque você pode. Porque seu corpo foi feito para muito mais do que andar de carro, de elevador, de cadeira giratória na frente do computador. E porque a sensação de fazer a mente trabalhar em equipe com o corpo, e vencer algo que parecia impossível, faz você se sentir vivo. Vivo de verdade. E abraçar Deus, ele no céu e você na terra.

Em meio ao barulho dos sinos e gritos dos expectadores, senti que sob os meus pés,  a inclinação da trilha começava a diminuir. Eu estava perto do topo. Ia terminar a prova. Uma onda de calor me percorreu o corpo, e vasou pelos olhos em forma de lágrimas. Foi mágico. Subi na bike novamente e percorri os últimos 20km de prova em extase, apenas apreciando a paisagem, agradecendo ao meu corpo pelo esforço e a Deus pela proteção.

Uns rezam. Outros pedalam.

Comentários

  1. Olha o que eu achei!!!!!
    http://dubalaio.blogspot.com/2010/08/sandalia.html

    ResponderExcluir
  2. Essa garota é guerreira!!! Parabéns por mais essa conquista...

    ResponderExcluir
  3. Andrea.
    Parabéns pela prova e por postar relatos tão emocionantes e inspiradores. Você consegue colocar emoções no papel de uma forma única.

    Um grande abraço
    Odilon

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Dureza essa Grand Raid!!!!
    Obrigada pela torcida, a Transrockies foi especial, uma super prova.
    Que demais você ser a "chefe" do mundial master!!! Vamos combinar de jantar um dia sim, teremos muito assunto pra por em dia.
    Chego em Camboriú no dia 07.
    bjos
    Adri

    ResponderExcluir
  5. "Uns rezam. Outros pedalam."

    hahahah Excelente, Andrea! E percebi que Deus ajuda muito mais os que pedalam!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas