Lago Konstanz

Me encontrar com o Christoph em Singen, para o Campeonato Europeu de Maratona, me pareceu o pretexto ideal para dar a volta no Lago Konstanz - meia volta, pra ser mais exata. O lago divide o norte da Suíça da Alemanha e Austria. De casa até a cidade de Romanshorn, onde comecei o pedal, foram 3h30 de trem.
 
Começar o dia cedinho, com meu chocolate quente pra viagem, um bretzel e um croissant vendo a paisagem mudar lá fora, foi o prólogo perfeito para a aventura.
 
 

 
Quando desci na estação de Romanshorn, achar o caminho foi fácil: Siga em frente com o lago sempre à sua direita.
 
 
 
E essa foi a ordem do dia. Passei por marinas, vilarejos, plantações, famílias inteiras viajando em suas bikes e outras imagens de encher os olhos e o coração.


 

 
A cidade de Konstanz pertence à Alemanha e fica numa espécie de ilha, num trecho onde o lago se estreita. As ruas de calçamento estavam lotadas naquele sábado de manhã. Bandinhas de jazz estendiam o chapéu para recolher moedas, lojas de sabonetes e essências anunciavam tons de primavera, delicatessens ofereciam degustação de pães, azeitonas e vinhos e a fonte da cidade tinha uma placa de mármore explicando que molhar a ponta dos pés era sinal de boa sorte. Molhei a ponta da sapatilha pra garantir!

 
Feira de livros usados em frente à catedral

 
Varanda em Gottlieben onde tomei o melhor cappucinno+chocolate (feito ali mesmo) dos últimos tempos


 
E num descuido, passei pedalando por um casamento :)



 
Travessia da fronteira Suíça/Alemanha



 
Durante o percurso de 134km, não faltaram trechos em estilo "Paris-Roubaix" com calçamento ou estrada de terra. E eu achando que a estradeira era mountain bike e deixando a traseira sair nas curvas


 
Contei nos dedos: tinha atravessado 17 vilarejos!


 
Um dos pontos altos da viagem foi (já fora da cabeceira do lago) Shaffhausen. Essa cidade, de volta no território suíço, é a casa das cataratas do Rio Reno - ou Iguaçu suíça!


 
De Shaffhausen atravessei a fronteira pela terceira vez naquele dia e dei uma última investida, na chuva até Singen, na Alemanha.

 
 
Meu troféu foi entregue pelo Christoph (que só competiu no dia seguinte): Um banho quente, e um prato de gnocchi à bolonhesa :)

 

Comentários

  1. minha irma mora em salvador. digo para ela, que o preço de morar por lá é ouvir o filho falando mainha.
    e o seu, é a neve.

    ResponderExcluir
  2. Haha! Falou tudo, Andre! E é um preço que por mais que irrite, a gente acaba criando uma relaçao carinhosa com ele :)
    Um fim de semana cheio de açao pra você!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas