Esportes de Inverno

Eu nunca entendi como é que esses Suíços (e europeus em geral) faziam para manter o condicionamento físico no inverno.

No meu primeiro inverno aqui, resolvi que era humanamente impossível treinar resistência a -6°. Tem o esquema indoor, mas a menos que você seja completamente psicopata, quem consegue fazer "um longo" no rolo?

Mas veio o segundo inverno e eu começei a entender...

Veja só: esquis, pra mim, eram aquelas coisas de descer a montanha gelada. E só.

Mas mesmo que você se faça de trouxa ou se esconda embaixo de um cobertor, vai acabar esbarrando com a surpreendente variedade de esportes de inverno disponíveis num país tão pequenininho. E é assim que a turma treina as pernas e deixa o pulmão impecável, faça neve ou faça sol.



Primeiro foi o esqui cross-country. Me explicaram que para ciclistas, é o exercício que melhor tranfere o trabalho dos músculos (e o VO2 mais alto no mundo dos esportes!). Você trabalha as pernas o tempo todo, no plano, na subida e na descida, e de quebra ainda trabalha os braços. Dependendo da intensidade, 2 horas bem feitas de ski, valem por 4, às vezes 5 horas na bike.



Na primeira temporada aluguei o material e fui pra pista com a cara e a coragem.


Na segunda temporada aluguei o material e fui pra pista com a cara, a coragem, um par de luvas melhor e às vezes uma lanterna de cabeça





Na terceira e atual temporada, fiz um curso de 3 horas pra melhorar a técnica, adquiri o material que tinha alugado na temprada passada e comecei a treinar para o Engadin Skimarathon, uma prova em St. Moritz de (obviamente) 42km e 12 mil participantes :)



Mas o bom suíço acha o ski cross country muito light. Prefere, como expliquei outro dia, o backcountry ski. Ele escolhe uma montanha bem alta, mira o topo dela e sobe às vezes 6 horas sem parar. E nem sempre desce. As vezes passa a noite lá no alto, numa cabana deserta. Leva na mochila o saco de dormir (pra -20°), um liquinho, um queijo que vai virar fondue ou raclette, uma garrafa de vinho e um pedaço de pão pra comer no dia seguinte.




E no dia seguinte ele desce, depois sobe mais um pouco, depois desce de volta à civilização. E no dia seguinte vai trabalhar como se aquele tivesse sido um final de semana como qualquer outro.

E Paraíba junto...
:)

Comentários

  1. Dea!
    Muito legal!!!
    Você já fez snowbike?
    Ta virando uma moda forte aqui nos Eua! Você pedala na neve, é demais!
    vc tem que experimentar!
    Vai amarrrrrr =)
    http://lulicox.blogspot.com/search/label/SNOWBIKE
    =)
    Beijocassssssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas