La Nuit des Musées

Uma Noite nos Museus. Não sei se o evento foi inspirado no filme ou o contrário, mas fato é que curtir arte e cultura nunca tinha sido tão divertido.

Uma vez por ano, os museus da região de Lausanne abrem suas portas noite adentro, e a coisa toda vira um grande barato. Você compra um ingresso por 10 Francos (20 Reais) e tem passe livre por todos os museus da região, das 10h do sábado às 10h do domingo.

Tem museu de historia, artes plasticas, fotografia, design, moda, ciência e mais um monte.


Começamos nossa rodada no L'Hermitage, um museu no alto de Lausanne com uma vista fabulosa do lago e das montanhas. O L'Hermitage exibe coleções temporárias e temáticas, muitas vezes privadas. O jardim do museu foi decorado com luzinhas e mesas de pic nic e um bar foi montado a céu aberto. Por volta das 6h, o sol começava a se por na cabeceira do lago e aquilo era emocinante de ver.


A essa altura, pais com crianças acabavam sua visita, que imagino eu, deve ter durado o dia todo, entre um museu e outro. As carinhas interessadas e comportadas da meninada ao olhar a arte nas paredes e escutar a explicação lúdica dos pais, dava a dica de que isso aqui é mesmo uma realidade paralela.


Descemos a ladeira de volta à cidade e paramos no MUDAC, que é o museu de design. Com o cair da noite, os carrinhos de bebê e crianças fofinhas deram lugar a grupos de amigos, jovens casais e casais nem tão jovens assim. A exposição se chamava "Sentidos" e cada ambiente tinha instalações diferentes pra você tocar, cheiras e ouvir. Tudo aquilo gerando experiências sensoriais muito legais.

 
Fizemos uma pausa para jantar no Java. Bar bacana com um super cardápio.


A noite continuou no Musée de l'Elisée, de fotografias. No jardim, uma banda de jazz se apresentava e nós tomamos vinho quente assistindo.

E assim, a noite cultural passou por mim, despretenciosamente.

Comentários

Postagens mais visitadas