Londres 2012 - Vila dos Atletas

Ainda era inverno quando a Mel fez a negociata: Trocou credenciais do Mundial de Cyclocross por passes para a Vila Olímpica dos Atletas.
Quando o grande dia chegou, recebemos um email enorme com instruções precisas, passamos o nome completo (conforme escrito no passaporte) e após passar por um rigorozo cheque de segurança na entrada, fomos recebidas pelo simpático e sorridente Kenny. Agora espia só: O Kenny é canadense, trabalha para o comitê olímpico americano, mora na Espanha e conseguiu credenciais pra gente com a delegação da Noruega. Na entrada apresentamos um passaporte brasileiro, um francês e o meu italiano (pilantra!). Amo o mundo globalizado!
O Kenny saiu melhor que a encomenda, levando a gente pra visitar os prédios de quase todas as delegações, com visita especial ao dos EUA. Vimos atletas se recuperando na mesa de massagem e na piscina de gelo, vimos um quarto de dormir e a bagunça tradicional de quem não tem mãe por perto pra mandar arrumar, e descendo no elevador batemos papo com a nossa heroína (e melhor corte de cabelo das Olimpíadas 2012), a saltadora em altura Shantee Lowe. Uma fofa!
Ao sair do prédio, encontramos ainda o velocista Justin Gatlin, medalha de bronze nos 100m. ouvindo R&B na varanda.
Aqui e ali, nos divertimos com os corredores, com os figuras da marcha olímpica (sabe aquela andadinha rápida estranha?), com os nadadores deslumbrantes, com os uniformes multicoloridos dos países... Aquilo era realmente um mundo paralelo de pessoas bonitas, felizes e saudáveis.
Antes de partirmos, almoçamos no pavilhão dos restaurantes... Atenção: O lugar é preparado para servir comida para 10.000 pessoas (atletas famintos) ao mesmo tempo. Surreal o tamnho e a fartura. Da comida tradicional britânica ao sabor caribenho. Das massas italianas aos temperos mediterrâneos. China, Japão, Tailândia, McDonald's... Entedeu? De um tudo!
Nos despedimos agradecidissimas do Kenny, recuperamos nossos passaportes e mergulhamos novamente na Londres Olímpica, mas também na Londres multicultural, agitada e querida.

Comentários

Postagens mais visitadas