O Capitalista Mais Socialista do Mundo

ou será que é o inverso?
Não sei, vamos investigar.



Faz tempo que não te conto nada sobre as peculiaridades/esquisitices da Suíça. Pois essa semana, durante a aula de francês, entendi que uma sociedade bem estruturada consegue reunir o melhor das duas ideologias, e ainda deixar o patrão injuriado.

Vou explicar. A Suíça é um país 90% privatizado, onde o lucro move a economia. Até aí, nenhuma novidade. Os banqueiros, relojoeiros e fazedores de queijo e chocolate, prezam pela tradição e qualidade, mas no fim do dia, querem mesmo é colocar o Franco Suíço (CHF) no bolso.

Mas o início da Revolução Industrial provou que o lucro desmedido é um emperro pra sociedade. O desenvolvimento acontece quando a população (satisfeita) tem poder econômico para consumir o que produz. E não sou eu que estou dizendo... Está nos livros e na história.

Suíço não é bobo nada, e organizou seu capitalismo com bases socialistas. O conceito de sindicato todo mundo conhece, mas no Brasil por exemplo, nem sempre funciona. Aqui a coisa foi levada um nível acima e qualquer empresário, por menor que seja o negócio, tem que operar segundo as regras sociais dos sindicatos. A começar pelos salários, que são meticulozamente pré-determinados para cada função; do bike-courrier ao diretor da bolsa de valores.

É por isso, entre outros motivos, que o custo de vida no país é tão alto. Lembro sempre da primeira compra de supermercado que fiz aqui, em janeiro de 2009, com orçamento de estudante e convertendo tudo direto do Real. Quando a caixa me informou o valor da compra, senti que tinha sido atingida na boca do estômago. Voltei pra casa aos prantos no metrô, imaginando como eu ia fazer pra sobreviver aqui por um ano. Aqui, o leite é quase tão caro quanto a champagne. Ou seria a champagne tão barata quanto o leite?

Acho que depende de quem você é.

Um país socialista capitalista, afinal.

Comentários

  1. Socialista uma ova! A Suíça esta em 5º lugar no índice de liberdade econômica dos países! É um país cujo mercado se concentra no setores secundário (transformação) e terciário (serviços). É o mercado que gera a renda para o povo Suíço. Falar que a Suíça é socialista soa como uma profunda inveja advinda de um sistema atrasado que só serve pra distribuir miséria e engordar o poder estatal, muitas vezes mais explorador do que qualquer empresario capitalista! O Brasileiro esta precisando de doses cavalares de capitalismo e largar de vez essa mania doentia por Chavez, Fidel castro, Lula, entre outros representantes do suprassumo da idiotice humana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Parabéns!
      Sem falar, além de ser um pais muito pequeno, quem paga uma parte da conta dos suecos é os Europeus com os grandes bancos Suecos, e se analisar a historia, quem direito a economia foram os conservadores liberais alguns anos atras que a Suíça vivia em um grande crise.

      Excluir
    2. ensina para o rapaiz que a velha ordem morreu!

      Excluir
    3. Esse anônimo que diz isso é um caral Bestial, parece um perdulário, um animal infantil que quer gastar o dinheiro dos outros. O capitalismo com base no conceito infantil só interessa aos perdulários. E esquece que o capitalismo escraviza o peixe pela boca, ou seja, escraviza o analfabeto financeiro pelas dívidas. Como anda sua correção receita/despesas? Isso é o que fala mais alto na corrida monetária ou capitalismo. Quem acumula mais ganha mais e escraviza que não sabe competir no ideal da concorrência perfeita.

      Excluir
    4. O PT tentou implantar o Socialismo no Brasil e o resultado foi o que estamos vendo, a destruição da Economia, a acomodação do povo do Bolsa Família que não quer mais saber de trabalho e a fuga de capitais e empresas...Socialismo e Capitalismos são antagônicos ou acham que a China faz uma boa mistura, escravizando o seu povo nas empresas capitalistas, por salários infames e 12 horas de trabalho, de fraldas (para não ir ao banheiro) e em bancadas de trabalho eletrificadas para ninguém ousar cair de cansaço...

      Excluir
    5. anonimo falou tudo !!!
      Eles estao querendo entrar la e contaminar tudo la !!!!
      a comparaçao idiota !
      quem escraviza os outros sao os injustos !!! o capitalista meritocrata justo é como Jó como Salomao e como o rei Davi rico mas justo !! E Bom kkkkkkkkk !!

      Excluir
  2. Que engraçado, não li em nenhum momento que se tratava de um país Socialista, ou será que desaprendi a ler e interpretar?
    Mais engraçado ainda, não sabia que na Suíça os bancos eram SUECOS, da SUÉCIA, achava realmente que os bancos eram SUÍÇOS.
    Parabéns pelo seu artigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é socialista na essência, mas sim em mistura o capitalismo com conceitos socialistas como o fim da desigualdade.

      Excluir
  3. O autor do texto faz ampla referencia ao capitalismo e ao liberalismo adotado no país, e explica como ao sistema capitalista foram adotadas bases e ideias socialistas, de modo a juntar os aspectos positivos dos dois sistemas economicos.
    Aí vem um leitor, desprovido de qualquer tecnica interpretativa, fazer um escandalo, criticar os politicos que não gosta, e demonstrar como é possível que uma pessoa, em pleno século XXI, ainda viva sob os ideais do macartismo. Uma pena ver a ignorância daqueles que ainda não aprenderam que a melhor forma de gerir uma economia é adotar os melhores aspectos do socialismo e do capitalismo, pensamento esse que já é adotado desde o início do século XX, mas pra alguns ainda é complicado, é mais fácil vestir a camisa de um lado e criticar o outro, vai assistir futebol, cara, lá o fanatismo faz parte, você não vai passar vergonha escrevendo uma baboseira dessas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente como penso, mas logo sou xingado, porque não existe essa de mistura! Gente imbecil e orgulhosa demais que não dá o braço a torcer, que existem coisas boas dos dois lados.

      Excluir
    2. Parabéns...precisamos de fato aprender interpretar... e principalmente respeitar...parem de disseminar o ódio...isso ja está sendo feito independente de política...falamos de diferentes sistemas e não politicagem

      Excluir
  4. Então vvs acham MSM possível existir Socialismo e Capitalismo juntos? Putz. O que vc vê nesses países são reflexos felizes de uma economia que liberal e que hj o Socialismo assume como se fosse o herói. Como o mito da Suécia, socialista ou falar da China e esquecer de Hong Kong.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe. Vc acha que trabalha 8 horas por dia e tira férias por causa do capitalismo ?

      Excluir
    2. Queria ver esse cara na mão de uma empresa sem um sindicato socialista para lutar por seus direitos. kkkkkkk

      Excluir
    3. Sindicato, socialismo... Temos isso no Brasil a 14 Anos (com o PT), e realmente, a coisa está muito boa !!!
      Alias, o próprio PT deriva de sindicato.... e pelo menos no BRASIL, sindicalista e bandido não tem menor diferença !!!
      O ESTADO hoje pega 5 meses do seu salario, e quem te explora é o patrão ??? Vai ser burro assim no MEC !!!
      Sem os impostos abusivos, imagina vc ter 5 salarios a mais por ano ?? ai eles te dão apenas 1, chamam de DÉCIMO TERCEIRO (que alias eh o patrão quem paga), e vc elogia o Estado??? VC É JUMENTO PRA CARALHO!!!

      Excluir
    4. Liberal? Se el soubesse o tanto de regras e impostos que esses países tem não acharia tão liberal.

      Excluir
  5. Socialismo hipócrita. ..a real convivência de ambos acredito existe, mas o Estado ,ao menos no Brasil fode a todos

    ResponderExcluir
  6. haha! Meu amigo, sou suíço e dps de 30 anos de Brasil, voltei a morar na Suíça pq o 'socialismo' acabou com o Brasil. A Suíca é o país mais capitalista do mundo, antes de tudo, e o sistema é de democracia direta. E, sobretudo, o estado é MÍNIMO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas