Vino


 
Nunca fui fã de bebedeira. Em determinadas épocas em que convivi com gente hard-core, cheguei até a ter medo dela. Desgosto mais ainda do dia seguinte, da ressaca, que normalmente não é só física, mas também (e sobretudo) moral. Tenho pena do fígado. Um órgão tão gentil que filtra a porcariada que a gente ingere tentando manter as coisas equilibradas em prol da longevidade. O meu que é meio capenga então desde o acidente, merece ser tratado com carinho.

 
 
Mas desde que cheguei na Suíça há 6 anos (eu pasma :-0), fui introduzida gradualmente a um relacionamento diferente com o álcool.


O vinho faz parte do dia-a-dia dos suíços. Ele não tem reputação internacional simplesmente porque nesse país pequenininho, a quantidade produzida dá apenas para o consumo interno. Mas como eles se esmeram em produzir seu próprio vinho...

 
E à medida que comecei a seguir o Christoph por períodos na África do Sul, descobri que lá no outro hemisfério, o amor pela cultura do vinho é tão forte quanto na Europa. O sabor ensolarado das uvas combina tão bem com os pratos sempre tão coloridos e cheios surpresas locais que a gente curte na varanda dos restaurantes ou da casa dos amigos.

 
E assim o vinho passou a ser parte essencial das minha refeições. Um copo basta, refresca e elogia o sabor da comida.


Às vezes ele é a bebida gelada que refresca no meio do pedal;
 

 
Às vezes é o recorte da paisagem e o jardim da nossa casa em Yvorne.


Às vezes é motivo para encontrar amigos assim, na rua.

 
Às vezes vem acompanhado de música, festival. Nem precisa ser sofisticado, nem precisa ser jazz.

 
E com certeza dá charme aos butecos.


 
E dizem que pode até decifrar a sua personalidade :-)

 
Desde que nos mudamos para Yvorne e temos vinhedos praticamente dentro da nossa casa, temos "pesquisado" bastante - sempre provando amostras - dos vinhos da nossa região

 
E não perdemos uma "cave ouverte" (adega aberta) dos produtores da vizinhança



 
Sem bebedeira, mas com muita alegria!

 


Comentários

Postagens mais visitadas