Mu(n)danças


É uma loucura fazer essa conta, mas em 5 anos, me mudei 5 vezes. Acompanhe:

1 - Em Janeiro de 2009 me mudei de Belo Horizonte para Lausanne (aprox. 10.000 km nordeste), e fiquei no "cafofo" da universidade até março de 2010.

2 - Então me mudei para um apartamento dividido em Lausanne (aprox. 4km leste), onde morei até julho de 2011. Saí de lá meio às pressas e fui acolhida pela minha espanhola preferida.

3 - Dividi apartamento com a Clarence (aprox. 1km) até Outubro de 2011, enquanto procurava (desesperadamente) um apartamento em Vevey (aprox. 20km leste).

4 - Encontrei um cafofo versão "Delux", com chão que range que nem casa assombrada só que não é assombrada coisa nenhuma e varanda onde passei (quase) 3 anos muito felizes.

5 - Me despedi de Vevey com (aperto no coração e) ajuda da família que formei ao longo desses 5 anos, e lá fui eu para Yvorne (aprox. 25km leste) - Fiz um cálculo rápido: Se eu continuar nesse rítmo e nessa direção, em outros 5 anos chego em Shanghai.


Capítulo I - Caixas
 

 
Começamos embalando livros, quadros e esvaziando armários. Jane e Josephine no comando e eu só obedecendo. Aí escuto: "Nossa! Como você tem sapatos!" ou "Nossa! Você usa todas as roupas que tem?" Porque ninguém reclama que você tem muitos livros? Ou ferramentas? Ou canecas?

 
Depois de uma pausa energética com pizza, vinho e chocolate, fizemos a investida final e terminamos com caixas esparramadas pelo chão e meninas esparramadas pela cama.
 
 
Capítulo II - Móveis


 
Caso você esteja se perguntando: Não, aqui não existe empresa de mudanças. Ou melhor, claro que existe, só não está ao meu alcance monetário. Mas quem precisa de ajuda profissional quando seus amigos são muito mais ninja que qualquer carregador?
 
Era julho quando Raquel veio me visitar. Ela é engenheira trabalhando na Alemanha - ou seja: tão engenheira quanto alguém pode ser. Não tive dúvidas: entreguei nas mãos dela minha caixa de ferramentas cor-de-rosa e um armário gigante de portas de correr que precisava ser desmontado para sair pela porta da frente.
 
Raquel engenheira mestrada e pós-graduada tirou a bagaça de letra e ainda achou graça. Comemoramos com uma ida ao Montreux Jazz.
 
 
Capítulo III - Esvaziando o Cafofo
 
 
Com todos meus pertences devidamente desmontados e empacotados, Christoph, Corina e Mélanie chegaram de mangas arregaçadas. Christoph trouxe a van. Corina trouxe o almoço. Mélanie, a sobremesa.
 
 
 
Capítulo IV - Casa Nova
 
 
Uma vez que descarregamos a van, era hora do lanche: vinho da vinícola local, queijos e batatinhas. Mexer com abrir caixas pra quê?

 
 
Entre um dia no escritório e outro, uma viagem e outra e uma visita de amigos e família, copos, sapatos, lâmpadas, cremes de rosto, botas de esqui e vestidos de festa iam surgindo, não necessáriamente nessa ordem. Mas certamente na maior desordem.
 
 
No dia nacional da Suíça, um esquadrão formado pelas pessoas mais legais do mundo surgiu na porta da frente munido de sorrisos, braços fortes, um saco de gelo e uma garrafa de champagne. 
 
 
Belinda ficou encarregada da rouparia
 


 
Suzanne, Clarence e Josephine, da cozinha. Gordon de gelar a bebida e com meu pai, Bira e Ênio, dos armários e estantes

 
Minha mãe se encarregou de plantar lavandas nos vasos


 

E eu, que não encontrei o martelo, batendo prego com o salto da sandália
 
 
O trabalho continuou e continua com luminárias sendo trocadas pelo meu pai na parede de chapisco, o armário que a Raquel engenheira-mestrada-pós-graduada desmontou sendo montada por Bira (arquiteto) e Ênio (dentista), descoberta de uma parede linda de pedras  (e toda sua poeira e teias de aranha) atrás de estantes antigas, e por aí vai.
 
 

E enquanto estou sozinha esperando o Christoph voltar das suas idas e vindas das competições, olho ao redor e sinto o ambiente preenchido pelo carinho das pessoas tão incrivelmente maravilhosas que me cercam. Meus pais que vieram ajudar com a mudança, nossos amigos que usaram dias preciosos de férias para montar armários e organizar cozinhas.
 
Obrigada. Amo vocês.
 
 
Ps. Bobagem continuar seguindo até Shanghai. Pensa montar aquele armário de novo... :-)

Comentários

Postagens mais visitadas