Blush no Peru

 
Viajar é a coisa mais legal do mundo. Eu acho. Mas o excesso cobra seu preço, principalmente quando as viagens envolvem troca de fuso horário e vôos longos. Eu descobri que funciono muito melhor se criar uma pequena rotina. E como cada viagem tem compromissos e cronogramas diferentes, a solução que encontrei foi sempre começar o dia sempre do mesmo jeito: Como uma fruta (geralmente uma maçã), saio pra correr, volto, tomo um banho, me visto e do café da manhã, já saio pro batente :)

 
Tem funcionado bem. Não me sinto mais tão cansada, não tenho mais "gripe de avião", e o melhor de tudo: exploro lugares novos de manhã cedinho e começo o dia toda feliz, cheia de endorfinas saltitantes pelo corpo.

 
A cada dois anos, o Comitê Olímpico Internacional organiza uma conferência pra falar sobre Esporte para Todos. No primeiro ano trabalhando pra UCI fui à Jyvaskyla, Finlândia, depois Pequim, China e dessa vez, Lima, Peru.
 

 

Lima é uma cidade em desenvolvimento, muito parecida com as capitais do Brasil: áreas lindas, com o melhor em hotéis, lojas, gastronomia e carrões, e outras completamente esquecidas, sem o mínimo em infra-estrutura para que o país possa se considerar civilizado. Pra gente que cresceu com isso, tudo muito normal. Mas é interessante ouvir os comentários incrédulos dos europeus sobre a péssima divisão de riquezas no nosso continente.

 
A conferência mostrou casos inspiradores, como o da Federação Internacional de Surf que dá bolsas de estudos à jovens surfistas em regiões menos favorecidas do mundo, para que eles possam constinuar investindo seu talento no esporte, sem deixar a educação de lado.
 
Outro projeto maravilhoso apresentado foi o Luta Pela Paz. Fundado por um boxeador inglês na favela da Maré no Rio, o objetivo é tirar jovens do crime oferecendo o treinamento e disciplina das artes marciais e estudo. Vale conhecer: http://www.fightforpeace.net/?lang=pt
 

 

Paisagens recolhidas durante minhas corridas matinais
 


 
Uma fugidinha do programa oficial da conferência me permitiu conhecer o Museu Rafael Larco que, além de mostrar artefatos e história Inca, tem uma coleção (também Inca) de cerâmica erótica. Ha! Claro que tireir fotos. Mas não vou postar :)
 




 
O comitê organizador da conferência se desdobrou pra oferecer um programa social incrível, com comidas típicas (que aliás, viva a comida peruana!), shows e música. 




 
E eu me vesti em motivos indígenas pra combinar :)


 
Eu tinha estado no Peru em 2001, para fazer o roteiro básico da aventureira mirim: Cusco, Machu-Picchu, Lago Titicaca e etc. Aquela foi uma das melhores viagens da minha vida, e esses quatro dias em Lima me lembraram o seguinte: quero ir de novo!

Comentários

Postagens mais visitadas