Copa do Mundo na França: Oh la la!

Assistir os melhores mountain bikers do mundo se enfrentando numa pista de cross country irada* é sensacional. Mas sair pra pedalar cedinho, descobrir trilhas maravilhosas, tomar um cappucino no alto da montanha e voltar a tempo de assistir os melhores mountain bikers do mundo se enfrentando numa pista de cross country irada, não tem nem comparação.

Pois foi isso que a gente fez. Pegamos estrada no fim de uma sexta atribulada, rumo a La Bresse, França. Se você se lembra um tiquinho das lições de história no colégio, os nomes Alsacia e Lorena devem soar familiares. Essas duas regiões foram invadidas pela Alemanha, mas devolvidas à França depois da Segunda Guerra Mundial. Na estrada, os nomes das cidades soam alemães na subida da serra e franceses na descida, mostrando como a região mudou de mãos não faz muito tempo.

La Bresse é uma cidade pequena, de 5 mil habitantes, mas que se transformou numa verdadeira vila esportiva para receber a Copa do Mundo de MTB. O centro foi completamente fechado para circulação de carros; só bicicleta entrava. O circuito passava pelo jardim das casas, as crianças participavam do passeio ciclistico e os pais e avós eram voluntários na organização do evento. O amor pelo esporte alí, faz parte do dia-a-dia. E com um incentivo a mais: Julien Absalon, multiplo campeão olímpico e mundial de mountain bike, mora a 10km do circuito.

Pé na táboa!

Ainda cedinho, praça de La Bresse

Por toda a região, as trilhas são mapeadas, sinalizadas e
numeradas. E assim escolhenos a n°9



Plaquinhas por toda parte

Amo muito a n°9

MTB no País das Maravilhas


Cappucino


De volta à cidade, com a Mel coordenando o evento
Sobre a prova: A descrição mais usada pelos competidores para o circuito foi "old school". Os veteranos curtiram, os jovens talentos não entenderam muito bem. Fato é que a pista subia tudo de uma vez, ínclinado e técnico, e sem tempo pra recuperação, entrava numa descida também técnica cheia de pedras (naturais do terreno). Foi uma prova onde a técnica e a experiência sobrepuzeram a força bruta. Tanto a prova feminina como a masculina foi um festival de tombos, alguns inclusive comprometendo posições e alterando a liderança. Como deveria ser, o ídolo local levou o ouro. La Bresse vibrou com Julien Absalon no pódio.

Painel de LED no alto da montanha pra não perder nem uma
manobra



Almoço no box da Specialized: "Gente, queridas, fãs, deixem o
pobre Kulhavy comer!"
Fim de semana irado!

*Toda vez que uso essa palavra, morro de rir e acho que tenho 13 anos :)

Comentários

Postagens mais visitadas