O Primeiro Mundial a Gente Nunca Esquece

No último fim de semana, estive na Alemanha (St. Wendel) para o Campeonato Mundial de MTB Maratona. A corrida foi sensacional, com pelotões no masculino e no feminino segurando firme até o final, e chegada em sprint. Lindo de ver.

Mas eu vim aqui falar das pessoas que estão por traz do Mundial. Viajei de carro da Suíça com meu colega Peter van der Abeele. Ele é o gerente das disciplinas off road na UCI, eu eu sabia por alto, que ele tinha sido mountain biker profissional. Durante a viagem, descobri que ele competiu pela última vez na prova de cross country da Olimpíada de Sidney. Descobri também, que a grande paixão dele é o ciclocross. E na volta descobri que ele foi vice-campeão mundial. O Peter é belga, meio ranzinza no escritório, mas ótima companhia de viagem. A esposa dele está grávida de uma menina. Ele diz que é melhor assim, pra não ter pressão de ser atleta como o pai. Vai saber... Às vezes é a próxima lenda do MTB que está pra nascer.

Durante a corrida, acompanhei o percurso com Beate Wabel, o delegado técnico caladão da UCI que vistoria pistas de cross country. Nosso primeiro contato foi assim:
Ele (em inglês): Você fala alemão?
Eu (em inglês): Não.
Ele: ã...
Eu (em francês): Você fala francês?
Ele (em alemão): Não.
Eu: ã...

Mas perseguindo atletas ao longo do percurso, a conversa fluiu, e descobri que ele também foi atleta profissional de cross country e ciclocross, e que ganhou várias Copas do Mundo, e que foi companheiro de equipe do Peter. Descobri que hoje ele desenha bikes customizadas.

Depois da corrida conheci o Christoph Sausser, e fiquei chocada com a boa-pracisse dele. Descobri que ele adora o Brasil, e que esteve em Foz do Iguaçu em 1997 para os Jogos da Natureza (alguém?). Não precisei descobrir porque isso é bem óbvio, que ele detesta perder, e ficou bem decepcionado com o resultado na corrida (ele é campeão mundial, e não subiu no pódio dessa vez).

Coletiva de Imprensa: Dupla Bulls da Alemanha
Nicollet e Peter
Largada femina
Focus
Largada masculina
Swiss Army
Esther Suss, puxando o pelotão feminino
Ralph Naef, puxando o masculino
Área de apoio
Vamos meninas! EUA perseguindo Croácia
Depois do sprint
Feliz Aniversário
Na viagem de volta pra casa, descobri que o Beate era o maior preguiçoso da história do MTB, e que mesmo assim ganhava as corridas. Neguinho ficava P*%$#. Redescobri o quanto amo esse esporte. Amo tanto que acho até que ele possa me amar de volta :)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas