Equívoco Cultural

Foto: Estadão

Pra saber o que se passa no Brasil, eu sempre visitava a página do G1. Mas a publicação andava tão sanguinolenta e fofoqueira, que sujou meu computador de vermelho. Mudei pro estadao.com.br. Lá é bacana porque vira e mexe, tem uma crônica do Veríssimo.

A notícia que me chamou à atenção esta manhã foi a seguinte: "Museus debatem a própria sobrevivência no Masp". Trata-se de um encontro de representantes de grandes museus brasileiros, para discutir o fiasco do modelo organizacional de hoje, e se é possível mudar isso para o amanhã.

Segui lendo o texto e me divertindo com os termos usados: "debilidade organizacional, administrativa e empresarial", "sustentabilidade social" e "mecenato popular", entre outros. Convidaram até um especialista francês para participar do debate (e imagino que o Ministério da Cultura tenha pago a conta).

Ao final de 11 longos parágrafos, o texto terminou e eu fiquei chupando dedo. Nada foi dito. E aparentemente não foi dislexia do jornalista. Parece que nada ficou resolvido mesmo.

Mas certamente, os partcipantes ovacionaram o encontro, usaram seus melhores ternos, sapatos e broches, e sairam prontos para continuar fazendo o que faziam antes: tratando a cultura como um artigo de luxo.

É esse comportamento elitista que mata a cultura no Brasil. Neguinho fica usando termos como "mecenato popular", e se esquece do conceito mais básico de todos: A lei da oferta e da procura.

O MASP, o MAM e tantos outros, precisam de dinheiro. Empresário investe onde dá lucro. Governo investe onde dá voto. Curador de museu esquece que é preciso gente para apreciar arte. As pessoas que frequentam museu no Brasil são sempre as mesmas. Não há, nas escolas, nos debates familiares, na parada do ônibus, na mesa do bar, uma cultura à cultura.

Talvez, quem sabe, se o debate saísse da mesa de design com tampo de vidro e fosse parar na prateleira da sala de aula, o moleque que pixa o abrigo de ônibus enquanto o balaio não vem, estaria ali sentando lendo Machado de Assis.

Comentários

Postagens mais visitadas