LUXO


Ter carro é muito bom. Mas PODER andar a pé é luxo.
No colégio mamãe levava.
Pra faculdade eu pegava ônibus, bicicleta e patins.
Comecei a dar aula de inglês, falar no rádio, fazer eventos e viajar pra competir num carrinho arretado com bike no teto.

Em 2009 fiquei sem carro e descobri que estava subindo de vida.

Mobilidade urbana é um assunto com significado diferente em países diferentes. Pegar ônibus e metrô em Belo Horizonte é desconfortável. Andar a pé é longe e perigoso. Ir de bicileta, ainda é meio suicídio... Carro é a solução.

Aqui, mergulhada num mundo tão diferente, reflito como é luxuoso não precisar de carro.

Saio a pé sem preocupar com bolsa e relógio. Sem preocupar com horário, claro ou escuro. Entre um lugar e outro, vejo vitrine, sinto cheiro de pão, croissant, ouço a velhinha cantando na janela e o passarinho no fio de alta tensão. Gasto a sola do sapato. Arranco lasca do salto. Paro pra amarrar o tênis. Sento no banco pra ler jornal. Levo livro na bolsa pra esperar o trem. Sinto a tremperatura mudar, as cores mudarem, o humor das pessoas ficar leve.

Escolho o caminho mais bonito, o caminho mais longo pra terminar uma conversa. Descubro que o banco, a manicure e aquele restaurante grego ficam super perto da minha casa. Explico como chegar na minha casa pela parada do metrô. Entro no metrô de mala, bicicleta, suada, com frio, com gorro, com maquiagem, com colar de pérolas, com sacola de supermercado, carregando cadeira e cortina.

Nunca gostei de dirigir. Sempre disse que quando fosse muito rica e fina teria motorista. Taí, encontrei coisa muito melhor.

Comentários

  1. blush quando a gente tá feliz percebe pequenas coisas não é mesmo????????sucesso aí,sergio

    ResponderExcluir
  2. Déia, posso transcrever pro meu blog? Adorei! Vou citar a fonte e tudo mais, autoriza?
    Bjo Marininha

    ResponderExcluir
  3. Autorizada Marininha! Maior honra pra mim. Bjinhos e dá notícias (por email pq aqui não cabe muito).

    ResponderExcluir
  4. Que saudade da Suíça!!! Realmente, quando se mora aí é essa a noção que se tem do mundo, mais ampla e bonita. Antes acostumada a se preocupar em prestar atenção no trânsito, no perigo a nossa volta, não dá pra imaginar que exista umlugar perfeito... e não é que existe!!! Suíça!!! Saudades...

    ResponderExcluir
  5. Adoro ter um carro e deixá-lo na garagem diariamente para ir a pé ou de bike para o trabalho. E em BH!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas